Biblioteca municipal de Juína recebe visita de autor mato-grossense

Data: Quinta-feira, 23/06/2022 14:02
Fonte: Imprensa/PMJ

Na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, a Biblioteca Municipal Professora Maria Santana do Nascimento recebeu a ilustre visita do autor mato-grossense Victor Angels.

Victor Angels nasceu e mora na cidade de Cuiabá. Leitor assíduo desde criança, conta que desde os 8 anos ao ter contato com as obras de Harry Porter sonhou em ser um escritor e hoje conta com vários livros publicados, entre eles Alquimista Imortal, Perfume de Princesa, Mundo dos Sonhos – Ferreiro e a Cartola, que foi premiado em 2017 no II Prêmio Mato Grosso de Literatura e o recém lançado Darkness.

Darkness levou cinco anos para ficar pronto e a história traz Sofia, uma personagem que sofre um assédio sexual e acaba assassinando o criminoso. Após a experiência, ela passa a procurar por bandidos e fazer a justiça com as próprias mãos. A obra é baseada em um acontecimento real na Avenida do CPA, em Cuiabá, que o autor presenciou "Na época uma mulher estava atravessando a via vestida com roupas de academia, quando um homem a abordou direcionando a jovem palavras de baixo escalão, a triste cena de machismo e falta de respeito me motivou a criar a personagem, e por isso o livro relata o drama de uma jovem que teve sua história de vida transformada após sofrer um assédio”

Para realizar a divulgação de suas obras, Victor tem visitado, com recursos próprios, todos os municípios de Mato Grosso e doando exemplares dos livros às bibliotecas municipais. Para a bibliotecária da Biblioteca Municipal Professora Maria Santana do Nascimento, Alessandra Assis Soares “a iniciativa é muito bacana e vem de encontro a política de valorização dos autores mato-grossense que a biblioteca vem adotando nos últimos anos, como a aquisição anual de autores mato-grossenses e a sinalização da biblioteca com “ruas” com nomes de autores mato-grossenses”.

Sobre as visitas a todas bibliotecas, Victor afirmou:

“Resolvi visitar todas as bibliotecas do estado para realmente apresentar eu e minhas obras de maneira a me aproximar mais dos leitores, uma vez que muitos ainda tem a imagem idealizada do autor como alguém distante e inacessível. É aquela coisa quem não é visto não é lembrado, meu caso é um pouco mais complexo. Na minha situação o ideal seria dizer: quem não é visto não será conhecido”. Sua intenção é exatamente desmistificar isso e acrescenta que “Também é de muita felicidade poder visitar as bibliotecas do meu estado, conhecer cada uma delas pessoalmente, respirar os ares e ver como os trabalhos são desenvolvidos nesses lugares. Marília Mendonça, que Deus a tenha, costumava fazer shows gratuitos pelas cidades, então decidi seguir com uma experiência similar. Visitando os locais, conhecendo e deixando um pedacinho do meu trabalho além de me dispor a estar fazendo parcerias com os municípios em estar retornando em outras oportunidades, para ministrar palestras de incentivo à leitura, bate papo com a população entre outros leques que a literatura proporciona”.

A disposição em desenvolver outras atividades veio em momento super oportuno visto que o Departamento de Cultura está nos preparativos para o Sarau das Artes que este ano está previsto para ocorrer no final de agosto. O Secretário Adjunto do Departamento de Cultura, Paulo Cesar Alves Junior, afirma que “Como forma de valorização e incentivo aos nossos autores mato-grossenses, ficamos felizes pelo interesse do autor Victor Angels em participar presencialmente da edição do sarau deste ano. O contato direto do autor com o público da nossa cidade durante o evento será de extrema importância para que aqueles e aquelas que tenham interesse e vocação em ser escritor ou escritora possam trocar conhecimentos e experiências para tal realização pessoal”.

As obras de Victor Angels já estão disponíveis e podem ser solicitados podem ser solicitados pela internet no site: https://biblioteca.sophia.com.br/terminal/9121 e também pelo WhatsApp 66 992072550 e será entregue pelo serviço de BIBLIODELIVERY.

Para aqueles que ainda não são associados ao SMBJ e tem interesse em solicitar os livros, basta realizar o cadastro. No site da prefeitura, há o formulário de inscrição na aba do Sistema Municipal de Biblioteca. Após o cadastro a Biblioteca entra em contato com o associado para a conclusão do cadastro e emissão da carteirinha da biblioteca que, vale salientar, tem validade de identidade civil no município.

Redação: Alessandra Assis