Assistência Social promove 1ª pedalada contra o trabalho infantil

Data: Segunda-feira, 13/06/2022 08:52
Fonte: Imprensa/PMJ

A Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS, CREA e Conselho Tutelar promoveu neste último domingo (12), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, a “Pedalada Trabalho na Legalidade”. A ação teve como objetivo, sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar; vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

O Juiz do trabalho da Vara do trabalho de Juína, Dr. Adriano Romero da Silva, participou da ação e falou da importância de iniciativas como essa.

“Vejo com muita felicidade essa atividade, por que a justiça do trabalho também é uma instituição que se preocupa com o trabalho infantil. A criança tem que brincar, estudar e também ajudar os pais. Precisamos criar essa cultura, de que a criança só vai conseguir se tornar adulto responsável e de sucesso se estudar, se desenvolver e tiver oportunidades”, finalizou Dr. Adriano Romero.

A secretaria ressalta a importância em orientar a sociedade sobre as formas corretas de lutar contra o trabalho infantil. Apesar de Juína registrar poucos casos de trabalho infantil, ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie!  A ligação para o Disque 100 é gratuita – o canal encaminha o caso para a rede de proteção.

“Esta atividade que estamos desenvolvendo visa mostrar que o adolescente pode trabalhar na legalidade, através do programa Menor Aprendiz, por exemplo.  As crianças também podem auxiliar na tarefa de casa, mas sem deixar que isso influencie no desenvolvimento delas na escola e no convívio social”, declarou o secretário de assistência social, Alessandro Barbosa.