Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Busca Ativa em Juína visa defender o direto à educação de crianças e adolescentes

Data: Terça-feira, 31/05/2022 09:06
Fonte: Imprensa/PMJ

O UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - está presente em 190 países e territórios, e trabalha para cada criança, em todos os lugares, buscando construir um mundo melhor para todos, promovendo a defesa dos direitos garantidos às crianças e adolescentes, sobretudo, o Direito à Educação.

No Brasil o UNICEF está em atividade em todo o Território.

Em Juína, o Prefeito Municipal assinou o Selo UNICEF para o quadriênio 2021 a 2024. O Selo é uma iniciativa que busca estimular e reconhecer ações que promovam e garantam os direitos de crianças e adolescentes nos Municípios. Entre tais iniciativas, encontra-se o Busca Ativa Escolar, o qual é formado por uma comissão, intitulada Comitê Gestor que é composto pelo Prefeito Municipal, Gestor Político, Coordenador Operacional, Supervisores Institucionais, Técnicos Verificadores e Agentes Comunitários.

O objetivo principal da Comissão formada pelo Busca Ativa é buscar o aluno que não está frequentando as aulas ou que não tenha sido matriculado em nenhuma unidade escolar, acompanhar suas famílias e instruir sobre a importância da frequência escolar para a criança e o adolescente, evitando assim, a evasão escolar.

Ao Gestor Político compete a função de propor a criação de políticas públicas para combater a exclusão escolar. O Coordenador Institucional é a pessoa indicada pelo Gestor Político que é responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de todas as ações do projeto e do uso da Busca Ativa Escolar no Município. Já os Supervisores Institucionais são os representantes das Secretarias e Órgãos envolvidos. Os Técnicos Verificadores são os responsáveis por elaborar o diagnóstico e produzir análise técnica sobre os casos encontrados de crianças e adolescentes que não estão frequentando a escola. Por fim, os Agentes Comunitários são os responsáveis por fazer os primeiros alertas de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

São parceiros da Secretaria Municipal de Educação no Busca Ativa Escolar, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Agente da Infância e Juventude.

 

Redação: Thais Maciel