Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

Com incentivo da Secretaria de Agricultura, indígenas ingressam no cultivo do café

Segunda-feira, 16/05/2022 15:11
Imprensa/PMJ

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura, indígenas da etnia Cinta Larga, localizada na região do Rio 21 – distrito de Terra Roxa, vão começar a encontrar no cultivo do café uma nova alternativa de renda. A ação conta com a inserção de comunidades indígenas na ampliação da área e produção do café nos territórios de Juína.

Com trabalhos de suporte técnico, repasse das mudas e preparação da área para o plantio, a Secretaria de Agricultura, incentiva a comunidade indígena da aldeia, que passou a ver no plantio do café, uma oportunidade de diversificar a produção local.

“A roça está sendo formada com seis genótipos diferentes de clones híbridos das variedades conilon e robusta, que são os tipos mais produtivos e resistentes e dão melhor qualidade de bebida”, ressaltou o técnico Éder Weber.

Valdomiro Cinta Larga, um dos líderes da aldeia, enxerga essa oportunidade com grande alegria e agradece pelo incentivo e parceria.

“Esse é um grande avanço e estamos muito agradecidos a toda a equipe que a Secretaria de Agricultura disponibilizou. É a primeira vez que vemos essa iniciativa, e queremos mostrar a sociedade que nossa terra pode ser produtiva, e que retribuiremos a confiança depositada em nosso povo”, finalizou Valdomiro.

Serão plantadas cerca de 10 mil mudas na área indígena no distrito de Terra Roxa. 




Valdeir Silva

Valdeir Silva

Valdeir Silva

Valdeir Silva

Valdeir Silva

Valdeir Silva

Valdeir Silva