Com incentivo da Secretaria de Agricultura, indígenas ingressam no cultivo do café

Segunda-feira, 16/05/2022 15:11
Imprensa/PMJ

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura, indígenas da etnia Cinta Larga, localizada na região do Rio 21 – distrito de Terra Roxa, vão começar a encontrar no cultivo do café uma nova alternativa de renda. A ação conta com a inserção de comunidades indígenas na ampliação da área e produção do café nos territórios de Juína.

Com trabalhos de suporte técnico, repasse das mudas e preparação da área para o plantio, a Secretaria de Agricultura, incentiva a comunidade indígena da aldeia, que passou a ver no plantio do café, uma oportunidade de diversificar a produção local.

“A roça está sendo formada com seis genótipos diferentes de clones híbridos das variedades conilon e robusta, que são os tipos mais produtivos e resistentes e dão melhor qualidade de bebida”, ressaltou o técnico Éder Weber.

Valdomiro Cinta Larga, um dos líderes da aldeia, enxerga essa oportunidade com grande alegria e agradece pelo incentivo e parceria.

“Esse é um grande avanço e estamos muito agradecidos a toda a equipe que a Secretaria de Agricultura disponibilizou. É a primeira vez que vemos essa iniciativa, e queremos mostrar a sociedade que nossa terra pode ser produtiva, e que retribuiremos a confiança depositada em nosso povo”, finalizou Valdomiro.

Serão plantadas cerca de 10 mil mudas na área indígena no distrito de Terra Roxa.

Valdeir Silva