Projeto de extração de castanha beneficia comunidade indígena

Data: Segunda-feira, 04/04/2022 14:08
Fonte: Imprensa/PMJ

Os projetos de extração de castanha do Brasil através dos povos indígenas atuam como meio de promoção social e gestão ambiental. Com o objetivo de geração de renda e melhoria de qualidade de vida, o consultor Renan Spessatto tem desenvolvido um projeto, com apoio da prefeitura municipal, na comunidade da Etnia Cinta Larga.

A prefeitura municipal tem contribuido com os produtores através de orientação técnica, apoio na montagem dos projetos que visam obter recursos, assinatura do termo de convênio para recebimento de verbas e também manuntenção das estradas e pontes para facilitar a logística do escoamento da produção.

O projeto de extração das castanhas integra a parte sustentável e econômica dentro do ecoturismo no município. A comunidade ja está na fase de produção da castanha e a assessoria segue agora buscando a certificação municipal para que possam atender o comércio local.

“O objetivo é conseguir implementar a comercialização e produção das castanhas pelos índios Cinta Larga, captando recursos e criando alternativa econômica para a comunidade”, declara Renan Spessatto.

Além de fortalecer a cadeia da castanha-do-brasil, desde a coleta até o beneficiamento e comercialização, essa iniciativa visa também aumentar a renda das comunidades extrativistas.