Conselheiros tutelares da região participam de capacitação continuada em Juína

Data: Terça-feira, 15/03/2022 07:57
Fonte: Imprensa/PMJ

Com módulo voltado ao Conselho Tutelar, o município de Juína recebe essa semana, conselheiros tutelares de seis municípios da região, para participar da Oficina de Capacitação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA/CT-MT). A formação tem como objetivo orientar os gestores, os Conselhos de Direitos e os Conselhos Tutelares na implementação de melhorias e aprimoramento no que diz respeito ao sistema.

A coordenadora estadual do Sipia, Rebeca Alves, ressaltou que a capacitação é a melhor forma de aprimorar o trabalho desenvolvido pelos profissionais e atualizar as informações para o manuseio da ferramenta.

“O Sipia é um sistema de dados que gera as estatísticas das violações dos direitos da criança e do adolescente, e esses dados são importantes para subsidiar politicas públicas da região,” finalizou Rebeca.

Sipia

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.