Hemocentro lança campanha de doação de sangue durante o período de carnaval

Data: Segunda-feira, 28/02/2022 13:56
Fonte: Imprensa/PMJ

O período carnavalesco é uma época em que os estoques de sangue do Hemocentro da cidade ficam mais baixos. Entre os motivos estão as grandes concentrações populares que podem provocar acidentes e ocorrências policiais violentas que fazem com que os hospitais requisitem grandes quantidades de sangue para socorrer as vítimas.

Prevendo essa necessidade, a equipe do banco de sangue municipal iniciou uma campanha de captação de sangue para fortalecer os estoques do Hemocentro.

“Os nossos estoques estão em um nível tranquilo no momento, mas continuamos convocando a população para doação, já que nos últimos dias nossa demanda tem aumentado”, declara a coordenadora Roseli Bueno.

Se você for doar sangue, alguns cuidados precisam ser seguidos tanto antes, quanto na chegada ao Hemocentro, e após a doação. Veja quais são:

• Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
• Estar bem de saúde;
• Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos;
• Pesar mais de 50 Kg;
• Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
• Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;

Vale ressaltar que são realizados exames de triagem para doenças infecciosas. São pesquisadas doenças como HIV, Hepatite B e C, e Sífilis.
Os testes têm o objetivo de triagem e não de diagnóstico, por isso não devem ser interpretados como diagnóstico definitivo. Esta metodologia visa garantir a máxima segurança possível para quem vai receber a transfusão. Os resultados dos exames podem ser retirados alguns dias após a doação do sangue.