Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Operação Mundo Desconhecido: Vigilância em Saúde intensifica trabalhos de prevenção e combate ao Aedes Aegypti

Data: Terça-feira, 15/02/2022 09:11
Fonte: Assessoria de Imprensa/PMJ

A equipe da Vigilância em Saúde de Juína vem intensificando os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Numa operação em parceria com o Corpo de Bombeiros, denominada “Mundo Desconhecido”, os agentes usam apoio de drone para verificar as calhas em busca de focos dos criadouros do mosquito. A princípio o trabalho será desenvolvido na região central do município e está previsto para iniciar nesta terça-feira(15).

“Nós vamos fiscalizar as calhas das residências, e o proprietário será notificado caso seja encontrado algum tipo de criadouro de mosquito”, ressalta o coordenador de endemias, Paulo Santana.

A secretária de saúde, Marcela Américo, pede para que a população cuide não só do seu quintal, mas também das calhas de suas casas, que quando fora de nível pode acumular água, tornando o local um potencial criadouro do mosquito Aedes Aegypti.

“Quando temos esse cuidado preventivo, isso reflete positivamente e reduz os agravos que recebemos nas unidades de saúde. Esse é um cuidado que nós enquanto sociedade podemos tomar”, finaliza a secretária.

 

Limpeza das calhas: recomendação essencial

As calhas são potenciais criadouros do mosquito da dengue e costuma apresentar obstruções. Neste caso, as mais comuns são folhas de árvores, galhos, gravetos, acúmulo de areia e poeira, todas sendo causas de água parada.

A frequência de limpeza das calhas deve ser mensal ou quinzenal, sobretudo quando próximas a locais com árvores. Assim, conservá-las livres de obstruções e devidamente verificadas quanto à existência de ovos do mosquito, torna-se imprescindível para o combate à dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.