Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Juinense produz documentário sobre povos Rikbaktsa

Data: Segunda-feira, 24/01/2022 09:07
Fonte: Assessoria de Imprensa/PMJ

Rikbaktsa: uma história de resistência é um documentário produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, captado através do edital Nascentes da Secel MT. O filme conta a história da etnia Rikbaktsa, os convidando a revisitar o passado e falar sobre as dificuldades do presente e os desafios do futuro.

Para José Machado Júnior, produtor e diretor, "dar visibilidade para a etnia é de extrema importância porque, apesar dos Rikbaktsa conviverem com os não indígenas há pelo menos 50 anos, ainda sofrem com as incertezas sobre a permanência nas terras demarcadas e com o preconceito de algumas pessoas. Conhecer os povos originários é conhecer a própria história”, afirma José.

O teaser do documentário pode ser acessado através desse link:

https://www.youtube.com/watch?v=PXlzoAjiVoY

 

O lançamento será hoje (24) às 18h00 pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=HvZ68u2a03g

 

Lei Aldir Blanc

A lei foi aprovada em junho pelo Congresso Nacional, e busca apoiar profissionais da área de cultura que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus. Ela ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio.

Dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc

Os ministérios do Turismo e da Economia disponibilizam canais de atendimento para tirar dúvidas sobre a operacionalização da Lei Aldir Blanc. Pelo e-mail auxiliocultura@turismo.gov.br e pelo telefone 0800-9789008.