Censo 2022: IBGE abre inscrições para concursos com 3.624 vagas temporárias no MT

Data: Quinta-feira, 16/12/2021 13:43
Fonte: Assessoria de Imprensa/PMJ

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) abriu 3.624 vagas temporárias para o Censo 2022, no Mato Grosso. As inscrições começam nesta quarta-feira (15), às 16h, e o prazo vai até o dia 29 de dezembro.

O cadastro deve ser feito no site da Fudanção Getúlio Vargas (https://conhecimento.fgv.br/concursos ) a banca organizadora do exame. As oportunidades são para níveis fundamental e médio. A validade do contrato é de três a cinco meses, podendo ser prorrogado.

As vagas para o Mato Grosso estão distribuídas da seguinte forma:

3.103 vagas para o cargo de recenseador: a remuneração é de acordo com a produção; taxa de inscrição é de R$ 57,50;

340 vagas para o cargo de agente censitário supervisor: o salário é de R$ 1.700; taxa de inscrição é de R$ 60,50;

134 vagas para o cargo de agente censitário municipal: a remuneração é de R$ 2.100; taxa de inscrição é de R$ 60,50.

Pré-requisitos e condições de trabalho

Para o cargo de recenseador é exigido nível fundamental. O profissional será responsável pela coleta de dados por meio de entrevista com os moradores. A previsão de duração do contrato é de três meses, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade. O profissional não tem horário fixo, no entanto, a carga horária mínima é de 25 horas semanais, incluindo fins de semana e feriados. A função dá direito a 13º salário e férias proporcionais.

A remuneração do recenseador é variável e não possui um piso ou teto de quanto poderá receber. O salário, segundo o edital, é com base na quantidade de entrevistas realizadas e dados coletados. O candidato pode simular valores de remuneração no site do IBGE. Já para as funções de agente censitário é necessário ter ensino médio completo. O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta durante todo o trabalho do Censo Demográfico, o supervisor desempenha tarefas de supervisão da operação censitária focado nas questões técnicas, de informática e administrativas.

A carga horária dos agentes censitários é de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Além do salário, os profissionais têm direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais. A duração do contrato é de cinco meses, e também pode ser prorrogado.