Município realizou centenas de cirurgias e melhorias no centro cirúrgico em Juína

Data: Terça-feira, 30/11/2021 09:16
Fonte: Imprensa/PMJ

A secretaria de saúde está investindo na estrutura de centro cirúrgico do hospital municipal no intuito de agilizar o andamento das demandas existentes.

“Logo que assumimos a gestão, fizemos um diagnóstico da nossa rede, procuramos o que temos de eletivo na fila de espera e trabalhamos para identificar o que poderíamos fazer para corrigir essa fila”, esclarece a Secretária de Saúde.

A equipe da secretaria de saúde entendeu que seria preciso retomar o centro cirúrgico II do hospital municipal.

“Hoje o hospital municipal opera com um centro cirúrgico, e até a data de hoje (30) fizemos cerca de 1300 cirurgias. Acreditamos que com a retomada do centro cirúrgico II dobraremos essa capacidade”, falou a secretária.

Vale ressaltar ainda que a responsabilidade do município é a de atenção básica e de média complexidade. Alguns procedimentos de alta complexidade, como por exemplo, neurocirurgias, cirurgia vascular, são de demanda do governo do Estado tendo em vista que o Município não tem os recursos disponíveis para esses procedimentos.

“Hoje temos sete pessoas que aguardam vaga em Cuiabá para esses procedimentos, alguns já com liminar concedida, mas precisamos entender que temos uma limitação com relação a leitos disponíveis. Nossa equipe está em constante contato com a central de regulação para cobrar o posicionamento com relação a essa fila de espera”, finalizou a secretária de saúde, Marcela Américo.