Juína sedia 1º encontro de mulheres da região noroeste

Data: Quinta-feira, 19/09/2013 00:00
Fonte: Clebar Batista da Band FM/JNMT

De pelo menos 11 municípios da região, apenas Juína tem o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e a cidade realiza o primeiro encontro da região noroeste durante esta semana, a presidente do Conselho Gisele Rodrigues destacou a importância do evento.

“Vamos discutir os avanços que as mulheres estão tendo e outras que pretendemos ter cada vez mais, é um momento de debates, de muito diálogo, de reflexão sobre aquilo que a gente quer para melhorar a qualidade de vida das mulheres”, disse.

Muitos são os desafios postos para a promoção da participação e do controle com relação às políticas públicas para mulheres, frente às demandas da população e dos movimentos sociais.

No que tange as questões da violência de gênero, estão mais visíveis, as mulheres denunciam mais e demonstram maior confiança nas políticas públicas, com Tema central “Fortalecendo Políticas Públicas para as Mulheres” o encontro está nestes dias 19 e 20 de setembro no auditório da Creas ao lado da unidade da Upa24horas.

A membro do Conselho Estadual dos Direitos das MulheresGlória Maria Grandes Munhoz foi convidada para palestrar. “Infelizmente as mulheres são vistas como se fossem cidadãs de segunda categoria, então se uma prefeitura conseguir entender o valor que tem discutir políticas em conjunto, ela consegue avançar, muitas vezes gestores deixam de lado algumas questões ou mantém até mesmo duas secretarias trabalhando pelo mesmo motivo, agora o que queremos discutir muito é a violência contra as mulheres, tanto no campo como na cidade e como é necessário o trabalho de prevenção, formação e o debate sobre como enfrentar a violência contra as mulheres e isso diz respeito aos homens e mulheres”, concluiu.