Biblioteca Municipal de Juína fica entre as 10 bibliotecas destaques do Estado de Mato Grosso

Data: Quinta-feira, 28/10/2021 09:15
Fonte: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Educação

O Sistema Municipal de Bibliotecas de Juína, por meio da Biblioteca Municipal Professora Maria Santana do Nascimento recebeu esta semana, na qual se comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a notícia de que foi classificada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso como a que mais se destacou nesse segmento e tida como referência para as demais bibliotecas do Estado.

Segundo a Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Waldinéia Ribeiro de Almeida a gestão está empenhada em estruturar esses espaços adequando-se às normas e orientações que o sistema estabelece.

“A biblioteca de Juína é uma referência nacional. Hoje tem um sistema municipal de bibliotecas que funciona integrado com todas as bibliotecas, temos um bibliotecário, uma programação cultural, um cronograma de atividades, um planejamento”, finalizou a coordenadora.

Desde 2017 a Biblioteca Municipal Professora Maria Santana do Nascimento passou por duas revitalizações, tendo suas ações e projetos reconhecidos nacional e internacionalmente. Em 2020, para o enfrentamento à pandemia do Covid-19 foi implantado o Sistema Municipal de Bibliotecas que sistematizou e padronizou as bibliotecas escolares do município e a criação do Biblio Delivery, que assegura a entrega de livros nas residências dos moradores da cidade seguindo os protocolos de segurança sanitária.

“Estamos muito felizes em ter nosso sistema municipal de bibliotecas sendo selecionado entre os dez melhores do Mato Grosso, ganhando prêmio internacional. Saber que nossa biblioteca e sistema é referência não só a nível Estadual, mas também nacional e até mesmo internacional é uma alegria muito grande”, declarou o Secretário de Educação, Ericsson Leandro.

As 10 Bibliotecas selecionadas foram, Juína, Cuiabá, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Sapezal, Primavera do Leste, Canarana, Vera e Porto Alegre Do Norte.