Autoridades municipais se reúnem com DSEI de Vilhena para tratar sobre surto de Covid-19 em aldeias na região

Data: Quinta-feira, 21/10/2021 13:45
Fonte: Assessoria de Imprensa/PMJ

Estiveram reunidos nesta manhã de quinta-feira (21) representantes do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Vilhena, e autoridades de Juína para discutir sobre a ocorrência de um possível surto de Covid-19 em algumas aldeias da etnia Rikbaktsa.

Paulo Sityá, coordenador do DSEI de Vilhena, cuja área de abrangência é de 18 municípios e 16 terras indígenas incluindo a região de Juína, esclareceu alguns pontos tratados no encontro.

“Tomamos conhecimento de um surto de Covid em algumas aldeias da etnia Rikbaktsa, isso me preocupou bastante, houve um aumento de 2 casos para 66 em pouquíssimos dias, por isso decidimos vir verificar in loco como está a situação nas aldeias aqui da região.”

Segundo Paulo o contato imediato com as autoridades do município, em especial a secretaria de saúde, é de fundamental importância para seja feito um planejamento, e enfatizou que o DSEI está à disposição para dar apoiar no que for necessário.

“Já foi determinado barreira sanitária e isolamento dessas aldeias para que não se propague esse surto, ressaltamos que todos os indígenas que positivaram estão com sintomas leves”, finalizou o coordenador.

Redação: Angelica Maria