As chuvas intensas e os fortes ventos registrados nestas últimas semanas, causaram transtornos e diversos estragos em Juína.
Ruas e avenidas ficaram alagadas, muitas casas foram destelhadas e houve queda de árvores que já foram retiradas das vias públicas pelas equipes da prefeitura. O poder público acionou a Defesa Civil do Estado para apoio às famílias que foram atingidas. Benedito de Araújo, Assistente Técnico, falou dos trabalhos que serão desenvolvidos.
“A nossa função enquanto defesa civil é estar ao lado da população e auxiliar na recuperação da normalidade do cotidiano junto com a administração do município”.
A Secretaria de Assistência Social fez um diagnóstico para identificar as famílias que foram afetadas e receberão o apoio.
“Numa ação rápida, disponibilizamos nove equipes para fazer essa busca ativa em parceria com a secretaria de planejamento, e identificarmos aqueles que tiveram suas casas atingidas”, pontua o secretário Alessandro Barbosa.
Uma das moradoras declarou que esse trabalho está sendo muito útil, uma vez que telhas serão doadas pelo poder público, minimizando os custos de reparo. A equipe da Secretaria de Planejamento está permanentemente mobilizada e integrada com outros setores da prefeitura, e agora com a Defesa Civil, que respondeu prontamente quando acionada.
“O nosso papel é trazer a defesa civil estadual para dar apoio ao município e, através das secretarias que estão envolvidas, auxiliar no processo burocrático diminuindo esses prejuízos que foram ocasionados”, finalizou o 2º Sargento J. Gonçalves.
O coordenador municipal da Defesa Civil Diego Casinha, ressaltou que é a primeira vez nesses últimos anos que o município recebe esse apoio efetivo, e agradeceu a prontidão da equipe quando acionada.
Redação: Angelica Maria