Secretaria de Assistência Social realiza ação continuada para auxiliar pessoas em situação de rua próximas à rodoviária

Data: Quarta-feira, 18/09/2013 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria de Imprensa

Entre os dias 17 – 20 de setembro a partir das 7h30mim às 10h30min e das 13h30min as 16h30min, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará mobilizada em uma ação concentrada nas intermediações da praça da rodoviária municipal, ali os servidores estarão realizando abordagens, sondagens e atendimentos as pessoas em situação de vulnerabilidade, ou e situação de rua. Nesta mesma oportunidade será também feito o cadastro único dos mesmos.

De acordo com o secretário de Assistência Social, senhor Leandro Honório de Oliveira, as pessoas em estado de vulnerabilidade que fazem das calçadas da praça da rodoviária como moradia, estão passando por triagem e sendo encaminhados ao albergue do município. “Nós estamos conversando com essas pessoas e as que aceitam nos estamos encaminhando para o albergue. Oque percebemos é que aqui, apesar da situação em que eles se encontram, não há nenhum ‘vagabundo’ como muitos pensam, na verdade é muito pelo contrario, muitos nos relataram que só ficam aqui porque trabalham em fazendas, ao virem para cidade não tendo moradia e a pedido dos seus patrões, que pedem para que eles os esperem aqui para o retorno ao seus locais de trabalhos. Percebemos que esse é o maior motivo dessas pessoas estarem aqui.

Na oportunidade o secretário fez um apelo para que os fazendeiros que empregam essas pessoas, que faça com eles um acordo para os pegarem no albergue, “eu peço aos fazendeiros que firmem esse acordo com seus colaboradores que ao trazê-los para cidade que combine com ele de pegá-lo no albergue. Desta forma o fazendeiro e sitiante irá ajudar a todos, pois nos sabemos que esse local já foi senário de muitos crimes devido a situações em que muitas vezes essas pessoas passam como embriagues ou até mesmo uso de drogas e prostituição”.

Algumas pessoas que estavam no local, ao passar por triagem relataram a equipe da SMAS (CRAS e CREAS) que moram em outra cidade e que gostariam de retorna ao lar de seus familiares. Diante disso o secretário junto a Prefeitura Municipal está providenciando para que esses indivíduos voltem as sua cidade de origem.