JUÍNA MOBILIZA AUTORIDADES DA REGIÃO SOBRE CENTRO DE HEMODIÁLISE

Data: Terça-feira, 17/08/2021 17:59
Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ

Nesta segunda-feira (16) o município de Juína recebeu prefeitos e secretários de municípios da região para tratarem sobre o Centro de Atendimento Renal.

Milton de Souza Amorim (Miltinho), Prefeito de Colniza destacou a importância do centro de hemodiálise principalmente para sua cidade que está bastante distante e enfrenta maiores dificuldades por causa dessa distância quase continental.

“Com certeza, nós estamos a 320 km de Juína; então somos os mais prejudicados sim a gente está aqui somando com esse assunto importante, eu acho que todo Noroeste hoje está feliz, estamos vendo que um a um futuro né”, frisou.

O deputado Dr João que reside em Tangará da Serra esteve no encontro falando de sua experiência prática com hemodiálise e da importante necessidade de união para sensibilizar o governo do Estado que tem a responsabilidade dessa alta complexibilidade.

“O governo passado era difícil até para conversar e agora mudou bastante o relacionamento, a gente tem mais facilidade, eu sou o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, essa questão do centro é muito importante para nossa região, para toda a região Noroeste e vamos levar para o Governador do Estado a proposta de o governo Mauro Mendes bancar os custos de hemodiálise até que o município de Juína consiga ser habilitado pelo Ministério da Saúde, o que demora de 6 meses a 1 ano”, destacou o deputado.

O prefeito do município de Juara, Carlos Sirena reforçou o compromisso em somar forças pela efetivação da instalação do centro em Juína.

“Agradeço o convite feito pelo prefeito Paulo Veronese, nós não deixaríamos de vir, cada município tem sua particularidade, isso é fato, a questão de hemodiálise é um problema comum, para se ter uma ideia, hoje tem em torno de 30 pessoas que necessita dessa demanda.

Com objetivo de buscar informação sobre o atendimento técnico de que como pode ser encaminhado, foi um dos pontos apontados pelo prefeito Paulo Veronese.

“Hoje chegamos nessa reunião, de onde o próximo passa  é a gente conseguir a certeza do convênio podemos, porque isso é técnico também, mas eu acho que no conjunto com os prefeitos a gente tem dentro da liderança que nós temos tanto no Consórcio do Vale do Juruena também hoje presente o consórcio do Vale do Arinos, então a gente consegue ter força, entra a questão política para que a gente consiga trazer essa certeza do governo do estado”, ressaltou Paulo Veronese.

Maria Aldinéia, é presidente da Comissão de Implantação do Centro de Tratamento Renal, ele ficou satisfeita com o encontro e o comprometimento das autoridades.

“Quero falar para toda população, para todos os pacientes e as centenas de familiares que estão ansiosas esperando por esse centro de tratamento na nossa cidade, que hoje eu estou saindo da reunião com coração muito feliz, estou  satisfeita mesmo, porque eu vi o comprometimento do nosso gestor do nosso prefeito Paulo Veronese e dos prefeitos das cidades vizinhas, enfim a todos que estiveram aqui”, opinou.

A secretária de saúde do município de Juína, Marcela Américo Ortolan fez uma   avaliação importante sobre a articulação com os prefeitos e a presença do deputado, ela definiu como um dia muito importante.

“Nós tivemos vários representantes do Vale do Arinos, todos secretários do Noroeste, estavam aqui os prefeitos, o escritório regional, deputados, então saímos muito satisfeitos com o dever cumprido, entregamos para o prefeito Paulo Veronese um dossiê da hemodiálise para ir junto ao governo do estado pedir esse apoio para que a gente realmente consiga a implantação do serviço”, finalizou.

Redação Cleber Batista