JUÍNA EFETUA SUA PRIMEIRA COMPRA EXCLUSIVA DE LIVROS DE AUTORES MATO-GROSSENSES

Data: Terça-feira, 26/05/2020 12:16

A prefeitura de Juína acaba de receber os exemplares de sua primeira compra exclusiva de livros de autores mato-grossenses e torna-se o primeiro município do Mato Grosso a implantar mecanismos de valorização dos autores locais e regionais. Ao todo são 220 livros, sendo 22 títulos de 13 autores do estado que serão divididos entre às bibliotecas pertencentes ao Sistema Municipal de Bibliotecas, recém-criado pela prefeitura, comporto por bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.  Uma segunda compra está prevista para o segundo semestre deste ano onde outros autores serão contemplados.

Este formato de aquisição foi garantido pelo Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLB aprovado pela lei 035/2018 e também pela Política Municipal do Livro aprovada pela lei municipal 1.898/2019 que garantem recursos financeiros para o incentivo à produção editorial local e o  desenvolvimento da economia do livro no município de Juína. Além disso, com a aprovação destas duas leis, passa ser obrigatória a aquisição anual de livros de autores e escritores mato-grossenses ou residentes no estado.

Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, a lei da Política Municipal do Livro foi originada a partir de um diálogo com os escritores e imortais da Academia Mato-grossense de Letras - AML, Luciene Carvalho e Eduardo Mahon, ainda em 2019.

“Há quase um ano,  a escritora Luciene Carvalho, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras (AML) esteve em Juína onde foi homenageada em nosso Sarau. .  Após a homenagem, Luciene nos questionou sobre as nossas políticas de incentivo e valorização dos escritores locais e regionais. E foi a partir daquele momento que identificamos que era urgente e necessário uma lei específica para este segmento. Com o apoio de Eduardo Mahon, também escritor e membro da AML, recebemos orientações e assessoria para criação de uma legislação exequível e inovadora que hoje torna-se realidade”, destacou o secretário.

Confira a lista de livros

TÍTULO DA OBRA

Pó de Serra

Marli Walker