PROGRAMA DE LEITURA DE JUÍNA SERÁ EXPOSTO NO SAGUÃO NOBRE DO TRIBUNAL DE CONTAS EM CUIABÁ

Data: Quinta-feira, 05/03/2020 04:14

Pela primeira vez na história, o município de Juína ocupará por três dias o salão nobre do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso em Cuiabá para expor os resultados do Programa “ARTE, LEITURA E CULTURA: UMA BELA MISTURA”. A confirmação da atividade foi feita pela secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE ao secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, na manhã desta quarta-feira, 04 de março em Cuiabá.

A exposição que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de abril será oficialmente aberta pelo presidente do Tribunal de Contas, Dr. Guilherme Maluf, acompanhado de outros conselheiros, autoridades de Juína e do estado de Mato Grosso, bem como de servidores da casa. A atividade é alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, criada em 2002, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882.

O Programa " Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura!" que é executado pela Biblioteca Municipal de Juína "Professora Maria Santana" já conquistou três prêmios nacionais e está entre as 15 melhores práticas de Bibliotecas Públicas da América Latina. Além disso, Juína é finalista no prêmio MuniCiência - Municípios Inovadores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia cujo resultado será divulgado no próximo mês de maio em Brasília.

O sucesso da Biblioteca Municipal de Juína é resultado do Planejamento Estratégico do município, produzido e desenvolvido por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Ao aderir ao programa, o município estabeleceu uma série de metas e ações para diversas áreas, entre elas o Programa "Arte, Leitura e Cultura, uma Bela Mistura!", na área cultural.

Quando o Planejamento Estratégico e a participação cidadã são utilizados no cotidiano da gestão pública como ferramentas decisórias para otimizar recursos e oportunidades, amplia-se a visão e o espaço, os atores e os parceiros do processo. É o que aconteceu em Juína, conforme relata a secretária de Articulação Institucional e de desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Vuolo, que também coordena o Projeto 2 do PDI no TCE-MT.

“Abre-se as portas para a inovação e para o futuro em sintonia com a realidade local. A ação estratégica de repensar o significado de uma biblioteca pública para cidade é um dos "cases" de sucesso de Juína, que compreendeu a importância do saber, do fazer e do buscar qualidade na gestão dos recursos e por isso será exposto em salão nobre", diz Vuolo.

Participaram da reunião, Clenilda Poletto da Silva, gerente do Projeto 2 do PDI no TCE-MT e Fabiano Alex de Lara Pinto,
coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho do TCE-MT.