CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS TOMAM POSSE EM JUÍNA

Data: Quinta-feira, 09/01/2020 20:03
Fonte: Juína News

Aconteceu no final da tarde desta quinta feira 9 de janeiro nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social a posse dos conselheiros tutelares que irão trabalhar na cidade de Juína, MT.

A cerimônia de posse teve a participação de autoridades municipais como dos comandantes da polícia militar e corpo de bombeiros, além de vereadores.

Leandro Honório presidente do CMDCA, (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes), em entrevista, se mostrou bastante satisfeito com o número de candidatos que se inscreveram para participar do pleito eleitoral, sendo que nos anos anteriores o número de candidatos era bem menor, e hoje as pessoas estão mais participativas. Ele ainda lembrou que para muitas pessoas a função real do conselho tutelar é totalmente desconhecida.

A secretária de Assistência Social Irene Peruzzo falou sobre a posse dos novos membros que começarão os trabalhos na cidade de Juína, onde eles são fundamentais para a sociedade, lidando com o direito da criança e do adolescente.

Irene, lembrou que o conselho tutelar não tem o poder de polícia, e sim de proteção das crianças que se encontram em situação de risco, e ainda ressaltou que o quadro será formado por um número maior de conselheiros novos, onde apenas dois conselheiros já trabalharam na outra gestão, e espera que os eles consigam desenvolver um bom trabalho, onde sempre surge um caso diferente do outro.

Já o prefeito Altir Peruzzo que também esteve presente no ato de posse discorreu sobre a participação do executivo municipal dentro do conselho tutelar, onde o custeio e manutenção são de responsabilidade do município, pagando os salários dos conselheiros, e que ao longo da sua administração foi feito um trabalho, além da manutenção, que foi a construção da sede própria para abrigar com mais conforto, comodidade e condições de trabalho para os conselheiros tutelares, e ressaltou que foi enviado do estado um veículo novo Fiat Uno e também foi adquirido uma camionete nova a fim de facilitar o trabalho na zona rural que é bastante extensa no munícipio, e que agora cabe aos novos conselheiros exercerem seus trabalhos com êxito defendendo e garantindo os direitos da criança e dos adolescentes que necessitarem.

Um dos empossados, Irineu Locatelli, eleito com 131 votos, já está no conselho há um ano e quatro meses e toma posse para dar sequência no trabalho que já vem desenvolvendo, e lembrou que cada caso surge um novo desafio que exige serenidade e discernimento para resolução, onde o conselho tutelar ainda é visto com distorção pela maioria da sociedade.

Outra empossada foi Elizete Barbosa de Matos Silva, ela revelou que suas expectativas é muito grande em realizar um bom trabalho em prol do direito da criança e do adolescente, sendo que dessa forma poderá estar contribuindo para com o município de Juína, e que pretende fazer um trabalho em equipe, fazer divulgações sobre o papel do conselho na sociedade, sempre ficando a disposição da sociedade, mesmo sabendo que não será um trabalho fácil, porém, pretende se dedicar ao máximo para exercê-lo de forma coerente com a sociedade.

Os conselheiros tutelares que tomaram posse foram:

Elizete Barbosa De Matos Silva

Irineu Locatelli

Elma Pereira de Mello

Leidiane De Araújo Pontes

Valdilce Nascimento Silva Santos.

Conselheiros suplentes:

Patrícia Dantas Do Nascimento

Wemerson Santander De Araújo

Talita Silva Góes

Simone Cândida Da Costa

Os conselheiros que tomaram posse no dia 09 de janeiro, permanecerão no cargo por 04 anos, entre 2020 e 2023, cuja remuneração mensal é de R$ 1.965,62.