Um sábado repleto de debates, reflexões e valorização do controle social. Na manhã de hoje, 17 de agosto, a Casa da Cultura realizou em Juína o II Fórum Municipal das Economias Criativa e Solidária onde na oportunidade foram eleitos os membros do conselho deste segmento que terá como tarefa principal a criação de um plano de ação para o setor.
O evento teve a participação de empreendedores culturais que atuam dentro das economias Criativa e Solidária, buscando envolver a produção, a distribuição de produtos e serviços usando o conhecimento e a criatividade como principais recursos. A superintendente da Economia Criativa da SECEL - Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer. Keiko Okamura também participou.
O que é Economia Criativa e Solidária:
Entende-se por Economia Criativa: é o setor econômico formado pelas indústrias criativas - o conjunto de atividades econômicas relacionadas à produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como insumos primários.
Entende-se por Economia solidária: são empreendimentos organizados sob os princípios da cooperação, da solidariedade, da autogestão, da sustentabilidade econômica e ambiental, e da valorização do ser humano e do trabalho e que tenham por objetivo que seu patrimônio e resultados obtidos sejam revertidos para a melhoria, sustentabilidade e distribuição de renda entre os seus associados.