O município recebeu um recurso de emenda parlamentar do ex Deputado Federal Ságuas Moraes no valor de R$ 700.000,00 para compra de equipamentos para o tratamento de hemodiálise.
O próximo passo agora é providenciar a estrutura física e por fim o credenciamento junto ao Estado para garantir o andamento do serviço. Vale ressaltar que implantação do serviço de hemodiálise exige uma estrutura física predial e de equipamentos especiais para o seu funcionamento inclusive com UTI para o apoio aos pacientes.
Tendo em vista que a hemodiálise é um serviço de alta complexidade de responsabilidade efetiva do estado e tendo UTI credenciada no município, a hipótese mais provável é de que seja adequado o espaço para o funcionamento em anexo. Esse assunto já vem sendo discutido com o governo do estado e será intensificado agora, após a liberação do recurso para compra desses equipamentos.
É importante destacar que esse processo é demorado tendo em vista que o governador do estado assumiu recentemente alegando inúmeros problemas financeiros inclusive com inúmeros débitos com os municípios na área da saúde.
Cerca de sessenta pessoas do município e região dependem do tratamento de hemodiálise que atualmente são realizados em outros municípios como Tangará, Sinop e Cuiabá.
A Secretaria Municipal de Saúde trabalha com empenho para implantação do complexo de Hemodiálise para que estes pacientes possam obter o tratamento em Juína, com mais conforto e segurança. A Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.
O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.