O Grupo Diretivo do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, reuniu-se nesta quarta-feira, 10 de abril, na Biblioteca Municipal de Juína, Profa. Maria Santana, para avaliar as ações implementadas pela prefeitura e definir a agenda do grupo para os próximos meses. Juína é o segundo município do Brasil a ter um plano que destina recursos financeiros e humanos para este segmento. Antes de Juína, apenas o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, tinha um plano neste formato.
A coordenadora municipal de fomento à leitura e do programa Cidade Educadora, Patrícia Itaibele, acompanhou a reunião e destacou a importância do referido grupo.
“O PMLLLB é uma enorme conquista para a Juína no que diz respeito às políticas públicas relacionadas ao livro e à leitura. Tem como princípios o reconhecimento à literatura como direito humano, a compreensão de sua natureza formativa e o incentivo à imaginação, à criação e à educação literária e também a defesa e a promoção da diversidade cultural, étnico-racial, política e de pensamento. Neste sentido, o grupo diretivo do PMLLLB é a instância social que acompanha o cumprimento de todas estas metas”, frisou Patrícia Itaibele.
O Grupo Diretivo é composto por representante titular e suplente das cadeias produtivas, criativa e mediadora. O grupo tem como função o acompanhamento e avaliação do PMLLLB, de acordo com os termos descritos na sua lei de criação.
Ao ser criado em agosto de 2018, o PMLLLB determinou a destinação de no mínimo 1% dos recursos da Educação e 5% do Fundo Municipal da Cultura para investimentos no setor. Foi com este recurso e também de doações do Ministério Público, que o município revitalizou a Biblioteca Municipal recentemente.
Texto: Equipe Casa da Cultura