Embarcação de Aripuanã é flagrada com peixe “amarrado” durante Festival de Pesca em Juína

Data: Segunda-feira, 09/09/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

Tudo transcorreu bem durante as pescarias do 18º Festival de Pesca de Juína, segundo a organização do evento quase todas as equipes participantes respeitaram o regulamento, exceto uma, “Os Graeff”, do município de Aripuanã.

Os Graeff são participantes tradicionais de festivais de pesca na região Noroeste de Matogrosso, onde inclusive já foram campeões. Porém na edição do Festival de Pesca Esportiva da cidade de Juína, duas equipes de fiscais flagraram os membros da equipe com um peixe que segundo indígenas da etnia Rikbaktsa (ribeirinhos do Rio Juruena), não é nativo daquele rio.

Ao fiscalizar o peixe, os fiscais perceberam que se tratava de um peixe de couro da espécie “pintado”. O pescado de 85 cm estava com várias escoriações e sinais de que foi amarrado pela boca.

Nota enviada a organização do Festival Estadual de Pesca Esportiva

Fica deferido pela fiscalização do 18º Festival de Pesca de Juína, que o peixe pintado de 85 cm pescado pela embarcação “Os Graeff”, de numero 054, se encontrava em área indígena, estava todo debilitado, apresentando várias escoriações pelo corpo, ferrões quebrados e sinais de que foi amarrado pela boca.

O peixe foi filmado, fotografado e medido, mas não considerado. Desta forma acabou sendo desclassificado da competição de pesca.