Secretaria de Assistência Social, CRAS e CREAS Lançam a Campanha "Faça Bonito" alusiva ao dia 18 de maio

Data: Quinta-feira, 03/05/2018 14:43
Fonte: Rosi Zimpel

O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data foi criada pois em 1973 um crime bárbaro chocou todo Brasil. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio daquele ano por jovens, foi drogada, espancada, estuprada e morta. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Diariamente, centenas de meninas e meninos são abusados ou explorados sexualmente. Em 2016 o Disque100 registrou mais e 17 mil denúncias. Porém, os números ainda não expressam a realidade, já que muitos casos não são comunicados.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Juína em parceria com o CRAS e o CREAS lançou na manhã desta quarta-feira dia 02 de maio a campanha em alusão ao 18 de maio. O início da campanha foi dado com o plantio de margaridas confeccionadas em EVA amarelo nos principais canteiros da cidade para chamar a atenção da população para o assunto.

De acordo com a organização, serão plantadas ao longo da campanha mais de 3 mil flores pequenas e 6 grandes em lugares estratégicos, vale ressaltar que as flores grandes estão com como destaque explicando o motivo da campanha que ainda é desconhecida por muitos.

O evento que iniciou nesta terça se estenderá até o dia 18 com diversas programações como palestras, encontros para debates sobre o tema nos bairros da cidade, panfletagem, pit stop, caminhada que saíra da prefeitura rumo a Avenida 9 de maio passando pelo centro seguindo rumo ao Módulo 5 próximo ao Vó Paixão onde será feito o plantio de flores na Avenida Londrina.

O dia 18 de maio tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual. É um dia em que a população do Brasil deve se manifestar contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Faça bonito!!! Participe dessa campanha!!!