Mais de 20 profissionais dentre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Juína, participaram na semana passada, de 19 a 23 de Fevereiro, de um treinamento de capacitação que faz parte de ações de educação permanente e continuada dos profissionais que atuam na área.
O treinamento aconteceu no auditório do CREAS onde foram repassados os conteúdos para atendimento pré-hospitalar, traumas, surtos psiquiátricos, emergências clinicas, parada cardiorrespiratória entre outros.
As aulas foram ministradas de forma teórica e prática pela enfermeira Eliziane Bespalez e também o médico Dr. Gleyserson Porto Rassi que abordou sobre traumas e imunização durante a sua palestra aos presentes.
A iniciativa foi realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, Samu e a equipe da UPA. Para Eliziane, o treinamento tem o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes, “é fundamental que o profissional saiba avaliar bem a situação de um trauma para que seja feito o procedimento adequado”, destacou.
Rosineide Vasconcelos, Coordenadora do SAMU ressaltou a importância dessa capacitação para esses profissionais que trabalham com vidas humanas e precisam estar sempre adquirindo novas experiências para o desenvolvimento do seu trabalho pois geralmente são esse profissionais que tem os primeiros contatos com os pacientes.
Foram abordados vários temas durante o curso, com destaque para os atendimentos que são mais corriqueiros. Os participantes participaram de aulas práticas com simulação de várias situações de acidente e surtos psiquiátricos.