Hoje 25 de novembro, é celebrado O Dia Nacional do Doador de Sangue, a data é uma oportunidade para homenagear e agradecer a todos estes cidadãos que generosamente contribuem para salvar a vida de inúmeras pessoas e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue. Uma única doação pode ajudar até três pessoas.
Lembrando ainda que a doação é importante e necessária para o banco de sangue em qualquer período, a data coincide com a temporada de maior necessidade de estímulo às doações. No verão, especialmente com as festas de fim de ano e férias, há grande queda do número de doadores.
Para doar sangue, é necessário que a pessoa sinta-se bem, com saúde. Ela deve apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos, e peso igual ou superior a 51 quilos. Os candidatos à doação com idades entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele.
Para o dia da doação é recomendado que o doador esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evite fumar por pelo menos duas horas após a doação.
Doar sangue é seguro. O procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo somente repõe (e rapidamente, entre dois e três dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem menos do que o ser humano necessita.
Ao doar sangue, são realizados gratuitamente os exames: tipo sanguíneo e fator RH; Hepatites B e C; HIV; Sífilis; Doença de Chagas; e HTLV I e II.