Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

REUNIÃO ASSENTAMENTO BOA ESPERANÇA (GLEBA CAIABÍ)

Data: Quarta-feira, 05/03/2014 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

 O Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Xell Silverio reuniu-se com a comunidade do assentamento para tratar de assuntos referentes à regularização fundiária.  O secretário comentou o compromisso do poder público municipal através da administração Hermes Bergamin que é sabedor do problema fundiário naquela região do nosso município. O secretário comentou que o INCRA tem conhecimento desse problema fundiário no Assentamento Boa Esperança, e estará se desdobrando para ajudar a regularizar, mas justificou que tem que haver muito consenso dos produtores para a legalização daquela área. 

 

 

 

A reunião foi bastante produtiva e muito discutida com a participação dos produtores, fazendo muitas perguntas e cobrando uma maior participação do poder público municipal e também estadual. O presidente da associação Sr. Claudionor Bispo (Zé Paraná) falou da parceria da secretária de agricultura que é muito bem vinda e pediu mais colaboração e consenso dos assentados na condução dos trabalhos do engenheiro Marcelo no levantamento topográfico da área do assentamento Boa Esperança. O presidente Zé Paraná finalizou ainda (O XELL e o Prefeito HERMES estão juntos com a gente nessa empreitada vamos fazer a nossa parte).  O Secretário ainda completou que: quanto mais rápido regularizar a área, mais facilidades terão com acessos a créditos e recursos direcionados do governo Federal, Estadual e Municipal. Durante a reunião foi discutido também a questão da piscicultura, bacia leiteira, cooperativa e usina de leite, C.A.R (cadastro ambiental rural),patrulha mecanizada e outros assuntos que estavam em pauta da reunião.                                                                                                                                     

 

 

De acordo com o técnico em agropecuária, Eder Luiz Weber, a comunidade tem como fonte de renda principal a bacia leiteira e criação de gado de corte, porem há uma necessidade de melhorar a qualidade genética do rebanho tanto de leite como de corte para proporcionar melhor rendimento tanto no leite como na carne e seus derivados, (é normal, todo começo é difícil, as famílias começam com animais poucos produtivos e geralmente de baixa qualidade genética).  Nós estamos focados em buscar um melhoramento genético para esses animais para que eles possam ser mais produtivos e resistentes a nossa região, desta forma as famílias deste assentamento terá uma renda muito melhor e consequentemente poderão continuar sobrevivendo aqui no campo mesmo evitando assim esse grande êxodo rural do campo para a cidade que nós temos acompanhado e visto nestes últimos anos.   

 

 

Hoje para dar apoio aos produtores de leite, a prefeitura atendeu já há algum tempo a comunidade com um resfriador para depositar o leite produzido diariamente. Porem o secretário acredita que novas culturas e incrementos de novas atividades podem ser inseridos no assentamento. “Nós lançamos a eles a ideia de se aderirem ao programa de piscicultura, cada dia mais essa atividade se torna uma realidade no nosso município, nós readequamos um projeto que já existia e o encaminhamos para o Sistema de Convênios Federal (SINCOV) e já fomos contemplados. Nós acreditamos que em um ou dois anos teremos a instalação desse  frigorifico de peixe em JUÍNA, estamos  desenvolvendo também  um Programa Municipal de Piscicultura e pedimos que os produtores  comessem  a se organizarem, procurando os presidentes de suas associações para   aderirem ao programa e serem contemplados  com um tanque escavado, a secretária Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente está à  disposição de todos  para qualquer esclarecimento e auxilio'.