Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Vó Paixão tem as atividades de integração e convivência intensificadas

Data: Quarta-feira, 18/10/2017 14:00

Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.° 109/2009), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (a partir dos 60 anos) é um Serviço da Proteção Social Básica que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.

As ações desenvolvidas pelo PAIF atravé de um planejamento organizado juntamente com o orientador social, facilitadores de oficina e com a participação dos dos idosos estão pautados nos seguintes objetivos:

- Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;
- Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária;
- Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;
- Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir. Isso contribuirá para o desenvolvimento da autonomia social dos usuários.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o usuário deverá procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS para obter informações sobre a oferta do Serviço ou através dos telefones 3566 2250 ou diretamente no Vó Paixão 3566 2162 e falar com a coord. Simone.

Atualmente atendemos uma média de 150 idosos que participam das atividades do Centro, como hidroginástica, oficina de violão, informática, pintura em tecido, ginástica laboral, jogos de mesa direcionados, bailes, encontros para orientações sobre assuntos diversos de interesse comuns, dentre outras ações que envolvem inclusive as familias dos participantes. O Centro funciona de segunda às sextas - feiras das 13h às 17h.