FESTA DO PEIXE: CACIQUES ENCERRAM ESTOCAGEM DE PEIXE E CONFIRMAM PARTICIPAÇÃO EM MASSA NO EVENTO

Data: Sábado, 30/09/2017 19:35
Fonte: Equipe Cultura

Os Caciques do Povo Indígena Rikbaktsa confirmaram na tarde de hoje, 30 de setembro, em reunião com o secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza e Elani Lobato, presidente da Associação de Moradores e Veranistas de Fontanillas, que já adiquiriram todo peixe necessário para a Festa do Peixe que acontece nos dias 07 e 08 de outubro. Eles cumpriram com a determinação legal do período da Piracema que permitia até o dia de hoje para a finalização de pescaria para comercialização.

Além disso, os Caciques confirmaram presença em massa de todo seu povo no evento. Eles terão três barracas para comercialização de um variado cardápio tradicional a base de peixes e artesanatos. Eles farão apresentações culturais e participarão voluntariamente do grupo de auxílio aos turistas.

De acordo com o secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, a Festa do Peixe será um evento de oportunidades.

“Desde o início, o prefeito Altir nos determinou que a Festa do Peixe fosse um evento de oportunidades à comunidade local, que eles pudessem mostrar seus costumes, suas tradições, a beleza da sua Cultura e que tudo isso gerasse renda a eles. Esta comunidade é formada por indígenas e não indígenas. Todos eles terão oportunidades!”, disse Adriano.

Para Elani Lobato, o evento não teria sentido se os indígenas não participassem.

“Sem a presença dos indígenas que começaram toda a história, o evento não teria sentido. Estamos muito felizes com a confirmação de uma participação em massa de todos eles”, frisou Elani.

A coordenadora do programa municipal de fomento à leitura Patrícia Itaibele também participou da reunião. Ela confirmou que diversas ações  serão desenvolvidas pela Biblioteca Municipal Profa. Maria Santana nas  Aldeias dois dias antes do evento, bem como para toda comunidade durante as festividades no local da festa.

Texto: Equipe Cultura