Com o apoio da Casa da Cultura, a Secretaria Municipal de Saúde de Juína, por intermédio da Vigilância em Saúde e do Departamento DST/Aids Hepatites Virais, realizou nesta segunda-feira, 26 de Junho, um encontro com proprietários e representantes de salões de beleza.
De acordo com a secretária de Saúde, enfermeira Lêda Vilaça, o objetivo foi orientar os profissionais do ramo da beleza.
"Decidimos organizar esse encontro para orientar e contribuir na prevenção de doenças, embasados na legislação vigente. Esse é um dos papeis da secretaria, atuar na prevenção e informação", observou.
A instrutora do curso, a enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde, Ágata Camila Losano Barbosa, chamou a atenção do público para vários fatores, especialmente os riscos de proliferação de doenças, tanto para profissionais como para clientes.
Já a Dra. Gian Carla, enfatizou a preocupação, em especial, com o vírus de hepatite. Ela orientou todos os profissionais para que realizem exames periódicos e façam a vacina contra Hepatite B, disponível na secretaria. "Para profissionais na área de beleza o Ministério da Saúde não limita idade, justamente pelo risco que a atividade oferece", observa ela.
AUTOCLAVE
Dentre as orientações apresentadas, a equipe da Saúde enfatizou a importância dos salões se adequarem à normativa e adquirirem o autoclave, um equipamento de esterilização por calor úmido, reconhecido pelo Ministério da Saúde e Anvisa.