Na sexta-feira, foi realizado o dia de campo, no Distrito de Terra Roxa. O evento teve como intenção principal a revitalização da cafeicultura no município.
O evento foi realizado na propriedade do senhor Antônio Francisco da Silva e contou com a participação de diversos agricultores e estudantes. A realização do mesmo faz parte da ação municipal de apoio ao pró-café, um programa do governo do estado, que busca a revitalização da cafeicultura, principalmente na agricultura familiar.
Diversos palestras sobre esclarecimentos que auxiliam diretamente no cultivo do café foram realizadas. Dentre elas, a palestra sobre implantação da lavoura e os procedimentos importantes, apresentado por Denis Cesar Cararo, engenheiro agrônomo da EMBRAPA.
Outro assunto importante trabalhado foi o manejo, ação fundamental para a lavoura de cafeicultura clonal, apresentado pelo pesquisador da EMBRAPA, Marcelo Curitiba Espíndola.
José Nilton, engenheiro da EMBRAPA em Rondônia, falou sobre a prevenção e o combate de pragas e doenças que afetam a cafeicultura.
João Manoel, secretário de agricultura, pecuária e meio ambiente de Juína, avaliou o evento como positivo, superando as suas expectativas.
Para os participantes, Henrique Niro, aluno da escola Francisco Lisboa, e Emanuel Adiles, aluno do curso técnico de meio ambiente do IFMT, o dia de campo agregou conhecimento prático, aos ensinamentos recebidos em sala de aula.
Esteve presente também, o vice-prefeito, Luís Brás de Lima, que apontou como muito importante, a realização de eventos como este.