O centro de Testagem e aconselhamento (CTA/SAE), na aplicação das políticas públicas, busca envolver, informar e conscientizar a população em relação às hepatites virais.
Segundo a Coordenadora da Unidade Elizangela Souza Nunes a contaminação pode ser feita pelo contato com o sangue infectado ou por via sexual, e a prevenção da doença é muito simples e depende de alguns cuidados básicos diários. Um deles é evitar o compartilhamento de objetos da manicure, como alicates, espátulas e palitos, uma vez que eles podem conter sangue infectado. “O ideal é levar o seu próprio kit de manicure ao salão ou escolher um estabelecimento confiável”. Outro cuidado é não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dente e seringas. Fazer tatuagens e piercings somente em locais confiáveis: a agulha deve ser descartada a cada cliente, finalizou Elizângela.
A Hepatite é qualquer inflamação que acometa o fígado, podendo variar de casos simples até doenças fulminantes e fatais, como cirrose ou câncer primário do fígado. Os tipos mais graves da doença são provocados pelos vírus B e C.