A Cultura de Juína vive uma nova fase, onde grupos sociais e culturais voltaram a desenvolver suas atividades com liberdade, pois sabem que podem contar com o apoio da Prefeitura através com o Departamento de Cultura.
No último sábado, 20 de maio, a UNEGRO e o grupo AACUARELA , realizaram a sua II Roda da Resistência e o seu I Sarau Cultural nas dependências da Casa da Cultura. O evento que contou com a presença do DJ TABA de Cuiabá, reuniu jovens de diversas tribos e segmentos sociais.
O Sarau Cultural possibilitou a expressão artísticas de diversos participantes, que tiveram um palco livre para cantar, dançar, recitar e para expressar opiniões sobre a vida.
De acordo com o Altir Peruzzo, que fez questão de participar, a atividade foi traz alegria pra cidade.
"Estou muito feliz em ver nossa Cultura com vida e repleta de atividades que possibilitam a expressão cultural do nosso povo. Contem sempre comigo para ações como estas", disse o prefeito.
O QUE É SARAU?
O Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social.
Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais.
A origem da palavra sarau deriva do latim seranus / serum, termos que fazem referência ao "entardecer" ou ao "pôr do sol". Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite.