No ano de 2013 a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde realizou diversas ações para o melhoramento do atendimento ao publico, entre as várias ações está à reforma e qualificação das salas que comportam os leitos do Hospital Municipal de Juína.
De acordo com informações do Secretário de Saúde, senhor Ricardo Alexandre Goetten Belotto, além das reformas realizadas na estrutura física das enfermarias, a fachada do Hospital Municipal também foi reformada, os corredores receberam novos extintores, uma rampa de acesso foi feita em uma das portas de entradas alternativas para receber pacientes transportados pela ambulância que estão em estado de vulnerabilidade, desta forma tais pacientes não precisam passar por nenhum constrangimento ou desconforto, além destas, foi criado uma ala de cardiologia, com seis leitos estruturados para atender pacientes que sofrem desta enfermidade. Hoje todos os leitos do Hospital Municipal estão equipados com aparelhos de ar condicionado, assim oferecendo mais comodidade na recuperação dos pacientes.
Foi investido também em uma UTI neonatal. Hoje a Unidade de Terapia Intensiva neonatal conta com três incubadoras para tratar de recém-nascidos prematuros ou com algum tipo de risco de vida. A Prefeitura através da Secretaria de Saúde realizou uma mudança na sala de pequenas cirurgias, em contrapartida atendendo as exigências da vigilância sanitária. Hoje os pequenos procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados em um espaço amplo, climatizado e com equipamentos mais modernos.
E para melhorar os trabalhos higienização dos lençóis e outros materiais de tecido utilizado no hospital, uma maquina de lavar industrial entrou em funcionamento em 2013. Através de recursos próprios a prefeitura também realizou a aquisição de duas novas ambulâncias.
Para melhorar ainda mais o atendimento hospitalar prestado pelo Hospital Municipal de Juína e Upa 24hs, que atendem também a região, foi ampliado o quadro de médicos que atualmente conta com dois médicos ortopedistas, dois pediatras, dois cardiologistas, um angiologista, um Buco-Maxilo, um cirurgião geral, um anestesista, dois obstetras, dois endócrinos e dois clínicos gerais totalizando um numero de quinze médicos prestando seus serviços no HMJ e na Upa24hs, além de uma nutricionista.
Para o prefeito os investimentos feitos na área da Saúde é apenas o começo, “ao longo da nossa administração nós queremos investir ainda muito mais, se possível construir mais um Hospital, talvez um Hospital regional, mais uma Upa, mais médicos, tudo que se fizer pela Saúde é um bom investimento”. – ressalta o Prefeito Hermes Bergamim.
No ano de 2013 a gestão investiu muito na área de saúde, realizando melhorias e aquisições nas mais diversas áreas, sendo:
• Realização de Processo Licitatório para aquisição de medicações básicas para suprir as demandas das Unidades de Saúde da Família, Hospital Municipal e UPA. Vale ressaltar que em 2013 não faltou medicações nas unidades de saúde. As medicações de controle especial, como psicotrópicos e outros foram disponibilizados na própria Farmácia Básica Central, bem como, a distribuição para as Unidades de Saúde da Família.
• Realizado Processo Licitatório para contratação de um ônibus com banheiro, ar condicionado e capacidade para 42 passageiros ofertando maior comodidade para o transporte de pacientes com agendamentos em Cuiabá, o qual se desloca de Juína/Cuiabá duas vezes por semana, ressaltamos que além do ônibus fixo duas vezes por semana, são disponibilizadas passagens quando excedem o limite do ônibus.
• Ampliado os números de vagas na Casa de Apoio em Cuiabá para atendimentos das demandas de pacientes que realizam acompanhamento/tratamento fora do domicilio regulados pela Central Estadual de Regulação.
• Os veículos encontrados na Saúde em janeiro de 2013 estavam todos sucateados sem condições mínimas de rodar, foi realizado manutenção de alguns e no segundo semestre foi adquirido veículos novos para a saúde sendo: 01 Caminhonete L200; 01 Fiat Fiorino; 02 Picape Strada; 02 Fiat Uno, oferecendo maior agilidade nos atendimentos.
• Realizado Processo Licitatório para contratar serviços especializados ampliando as cotas de procedimentos ofertados de Ultrassonografias em geral, endoscopias, tomografias, Raios-X; Exames laboratoriais; Colonoscopias; Densitometria; Eletrocardiogramas; Ecocardiogramas; Testes Ergométricos; Risco Cirúrgico; Holter 24 Horas; MAPA; Angiofluoresceinografia; Campimetria; Retinografia; Tomografia de Coerência Óptica; entre outros, em quantidades suficientes para atender inclusive muitas demandas que estavam em fila de espera aguardando desde 2012.
• Em 2013 Ampliamos a quantidade de cirurgias realizadas no Hospital Municipal de Juína totalizando 1.159 Procedimentos Cirúrgicos e 1.647 Internações Clinicas.
• Em 2013 foram realizados um total de 59.023 Consultas Médicas, 91.324 Exames Laboratoriais, 15.516 Exames de Radiologia, 6.822 Exames de Ultrassonografias, entre outros.
• Informatização nos Postos de Enfermagem para maior agilidade nos atendimentos, contratação de enfermeiras e técnicas de enfermagem, recepcionistas, aquisição de lençóis novos e colchões e ressaltamos que no inicio de 2013 não havia médico clinico para atender aos pacientes da clinica médica internados e foi contratado um Médico Clinico Geral que realiza os cuidados aos internados, regulação de pacientes, diretor técnico. Está sendo implantada a CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Sala de Estabilização para atendimento dos casos de urgência e emergência aos internados, conforme recomendações da Vigilância Sanitária Estadual.
• A Unidade Descentralizada de Reabilitação mudou para um prédio alugado para realização de reforma devido a problemas sérios na estrutura física, hidráulica e elétrica.
• Foram adquiridos equipamentos novos para ampliação do Laboratório Municipal, aumentando a quantidade de exames realizados e diminuindo gastos com laboratórios terceirizados;
• Havia em 2013 um déficit no quadro de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, os quais foram contratados até o momento 06 ACE e 35 ACS.
• A Unidade de Saúde Equipe 02 do Módulo 05 mudou para um local mais amplo para melhor atender a população.
• Implantado em Março de 2013 o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase, com equipe multiprofissional de médico, técnico de enfermagem e fisioterapeuta, para auxiliar as unidades de saúde da família no tratamento/acompanhamento dos casos graves, inclusive com grau de incapacidades.
• Pleiteamos junto ao Ministério da Saúde em Abril de 2013 Projetos de Construções de 04 Unidades de Saúde da Família: Equipe 01 do Módulo 05, Equipe 02 Módulo 05, Rural I e Rural II, os quais foram aprovados e fomos contemplados inclusive com recebimento da primeira parcela do recurso para o inicio das construções.
• Em Novembro de 2013 iniciamos a Construção da Unidade de Saúde da Família Módulo 04.
• Em Dezembro de 2013 foi retomada a obra da Academia de Saúde Bairro São José Operário para finalização.
• Em 2013 continuamos as obras do Esgoto Sanitário, Projeto em Parceria com a FUNASA.
• Realizamos Processo Seletivo para contratação de Técnicos de Enfermagens para atendimentos no Hospital Municipal, UPA e Unidades de Saúde da Família.
• Foram adquiridos em Dezembro de 2013, 14 computadores para informatização das salas de vacinas das Unidades de Saúde da Família;
Atualmente contamos com 425 profissionais lotados na Secretaria Municipal de Saúde para atendimentos nos serviços de saúde que são: Hospital Municipal UPA, Unidade Descentralizada de Reabilitação, CTA/SAE – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/AIDS, Unidade de Coleta e Transfusão, Rede de Frio/Imunização, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, Unidades de Saúde da Família, SAMU – Serviço Móvel de Urgência, NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Vigilância em Saúde, Central Municipal de Regulação, Coordenação de Atenção Básica e Secretaria Municipal de Saúde.
“Acreditamos que muitas melhorias foram realizadas em 2013, porém, somos sabedores que muito ainda se há por fazer nos próximos anos para que os munícipes tenham uma saúde de qualidade, humanizada e resolutiva de maneira que os encaminhamentos para fora do município sejam diminuídos cada vez mais ao longo dos anos proporcionando maior comodidade e agilidade aos usuários do Sistema Único de Saúde”. – ressalta o secretário de Saúde, Ricardo Alexandre.