Prefeitura de Juína estuda parceria com SEBRAE para investimentos na indústria de diamantes

Data: Sexta-feira, 20/09/2013 00:00
Fonte: Lúgerson Douglas/Assessoria de Imprensa

O prefeito Hermes Bergamin recebeu em seu gabinete o diretor técnico do SEBRAE nacional, Dr. Carlos Alberto, Augusto Togni  gerente adjunto do território da cidadania e SEBRAE nacional, Dr. Jose Guilherme Barbosa  superintendente SEBRAE-MT,  Sandro Rossi gerente regional SEBRAE MT e também o secretário de planejamento Robson Amorin Machado para uma reunião onde o tema foi a indústria de diamantes e outros minérios em Juína e região.

De acordo com o prefeito Hermes Bergamin que também é um empresário de muito sucesso no ramo de diamantes, o município tem condições de extrair diamantes por mais de 100 (cem) anos, “o diamante já produzido aqui em nossa cidade não é nem a metade do que ainda temos pra extrair, Juína é muito rica em diamante”.

O secretário de planejamento Robson Amorin Machado, ressalta que uma das maiores pedras de diamantes do mundo foi encontrada aqui em Juína, “o potencial mineral para o diamante em Juína ainda é muito grande, nós temos muito ainda a explorar e extrair. Infelizmente hoje nos não temos mais tantos garimpeiros em nossa cidade, mas em contra partida hoje nos temos os garimpos com boa parte da estrutura já mecanizada, mas o processo final sempre será feito por mão de obra humana, e aqui tem muito garimpeiro que já não exerce mais a profissão, embora ela já seja uma profissão legalizada”. – Explica o Secretário municipal de planejamento e presidente da COOPRODIL, Cooperativa de Produtores de Diamantes Limitada.

De acordo com o diretor técnico do SEBRAE nacional, Dr. Carlos Alberto, há um interesse muito grande do SEBRAE em realizar uma parceria com o governo municipal para melhor explorar o diamante e outros minérios, “o objetivo da nossa visita aqui e também da reunião com o senhor Prefeito Hermes Bergamin que, também é um empresário de amplo conhecimento no ramo do diamante, é justamente para discutir uma possível parceria entre SEBRAE e Juína para juntos também com a cooperativa que já existe aqui dos produtores de diamantes, melhorarmos o negocio de diamantes, vemos que Juína tem um futuro muito bom no diamante, inclusive com uma margem de exploração a longos anos. Hoje nos precisamos achar uma forma mais lucrativa para os produtores de diamantes e mais barata para o comprador, pois o diamante aqui extraído, pra ele chegar ao anel, no brinco, na pulseira que é comprada aqui mesmo, com o diamante que foi extraído aqui também, esse mesmo diamante primeiro da uma volta longa em vários países. Temos de encontrar uma solução para que o diamante extraído aqui, seja também trabalhado, lapidado e comercializado aqui”.

Após a Reunião os membros da comitiva do SEBRAE, visitaram uma indústria de diamantes onde puderam ver de perto como o diamante é processado para ser comercializado.