DIA 19 DE ABRIL - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Data: Quarta-feira, 19/04/2017 00:00
Fonte: Assessoria da 13ª Delegacia de Serviço Militar de Juína

A 13ª Delegacia de Serviço Militar, com sede na cidade de Juína/MT, é a única organização militar do Exército Brasileiro no Noroeste do Estado do Mato Grosso, realizando a orientação, controle e fiscalização das Juntas de Serviço Militar dos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçú, Juara, Juína, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto do Gaúchos,  Rondolândia e Tabapaorã.

Em comemoração ao dia do Exército Brasileiro a 13ª Delegacia de Serviço Militar realizou na manhã do dia 19 de Abril de 2017,  em sua sede na Rua Deputado Hitler Sansão Nº 240, a distribuição de material institucional à população em geral.

Em 1645, dezoito patriotas inconformados com o domínio do invasor holandês, sob a liderança do português João Fernandes Vieira e conduzidos por André Vidal de Negreiros, Felipe Camarão e Henrique Dias, na harmonia das três raças fortes: branco, negro e índio, assinaram a proclamação:

“Nós abaixo assinados, nos conjuramos e prometemos, em serviço da liberdade, não faltar, a todo o tempo que for necessário, com toda a ajuda de fazendas e de pessoas, contra todo o risco que se oferecer, contra qualquer inimigo, em restauração da nossa Pátria...”. Estava firmado o compromisso de luta contra o jugo estrangeiro ao país.

Pela primeira vez, o termo Pátria era utilizado na então colônia, expressando a identidade de propósito que os unia.  Pátria, vocábulo encontrado uma única vez na Constituição Federal, significativamente associado à existência e à destinação das Forças Armadas.

O Exército Brasileiro tem suas raízes fincadas na 1ª Batalha dos Guararapes, transcorrida em 19 de abril de 1648, nas proximidades do Recife, e que resultou na vitória do " Exército Patriota", integrado por combatentes das três raças formadoras da nacionalidade brasileira, sobre as tropas de ocupação do invasor holandês que, há 18 anos, dominava boa parte da Região Nordeste.

Produzia-se, naquele longínquo 1648, o fato seminal da brasilidade, e com ele surgia o jeito brasileiro de fazer a guerra, as chamadas Guerras Brasílicas, que foi capaz de superar, com denodo e engenho, uma das maiores potências militares do Século XVII.

Consoante com essa realidade, o Dia do Exército Brasileiro foi fixado em 19 de abril, consagrando definitivamente a Instituição como herdeira e depositária do legado da Força vitoriosa em Guararapes.

Juína/MT, 19 de abril de 2017.

Atenciosamente

JEFERSON ROBERTO LIMA PEREIRA – 2º Ten

Delegado da 13ª Del SM/30ªCS

“EXÉRCITO BRASILEIRO - BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA”