Resultados das satisfações dos atendimentos das Jornadas Ampliadas nas Perspectivas da Educação Integral.

Data: Quarta-feira, 05/10/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

A questão do fazer pedagógico tem sido bastante discutida pela Equipe Técnica Pedagógica da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação durante a gestão 2013/2016. Com a proposta da reforma do Ensino Fundamental nas duas escolas que atendem com Jornada Ampliada na Perspectiva da Educação Integral - EM. Pe. José de Anchieta e EM. Paulo Freire - ambas localizadas no Módulo 05 objetivou o trabalho de investigação, no qual visa identificar a importância de um atendimento pedagógico qualificado e voltado para o processo do desenvolvimento da aprendizagem de crianças e adolescentes desta etapa da educação básica. A ênfase na reflexão e construção do mesmo instrumento buscou entrelaçar a constituição de veículos de qualidade no desenvolvimento, na aprendizagem e na intervenção, considerando a aprendizagem como um processo articulado entre: o momento do aprendiz, a sua história e as suas possibilidades sob os aspectos cognitivo, afetivo e social diante de uma prática inovadora preconizada nos acordes teóricos da Escola Nova. Diante disso, foi realizada uma pesquisa por amostragem, nas duas escolas e, diante dos resultados a SMEC colheu as informações da pesquisa e transformou em gráficos de barras, para apresentar os resultados das satisfações quanto a aceitação dos atendimentos que as duas escolas oferecem aos munícipes juinenses. Esse é o resultado de um trabalho coletivo com os professores e demais profissionais da educação, no qual atende a uma das ações do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) da Secretaria Municipal de Educação.

Disse a Secretária de Educação Izabel Zaniolo: “É importante que os professores e os profissionais da educação internalizem a convicção de que um trabalho mantenedor de bons resultados acontece quando sua dedicação é total, limitado não somente em sala de aula junto aos seus alunos, e nem só na limpeza e manipulação da merenda, mas na procura para inovar as suas práticas diante do movimento educacional denominado Escola Nova ou ativa, que utiliza recursos que refletem o momento pedagógico atual, mas incorpora as contribuições que se mostram válidas no tempo.”