CAE Conselho Municipal de Alimentação Escolar se reúne para avaliar a demanda em Juína

Data: Quarta-feira, 15/06/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Na tarde dessa terça-feira (14/06), esteve reunido o Conselho Municipal da Alimentação Escolar, equipe da SMEC responsável pela alimentação escolar, nutricionista, juntamente com alguns diretores das escolas e algumas servidoras municipais responsáveis pela alimentação dos alunos, em pauta estiveram diversos assuntos, tais como: Importância do CAE; Visitas do Conselho nas Escolas; Cardápio Escolar e sua aceitabilidade; Qualidade da Merenda Escolar; Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar.

Durante a reunião foi discutido e apresentado números importantes para avaliação da merenda escolar possíveis prática de aproveitamento de alimentos e novas receitas para ampliar o cardápio.

A alimentação escolar no município de Juína, atende no momento em torno de 3.194 alunos desde creches e ensino fundamental. É servido uma média de 80 gramas de carne por aluno em torno de 200 gramas de frutas por semana, considerado uma alimentação equilibrada nos moldes nutricionais.

O governo Federal realiza um repasse de R$ 47,036,00 por mês durante 10 meses, onde o custo médio do município hoje em dia é de R$ 110,000,00 para atender toda demanda, a diferença é a contrapartida que a prefeitura paga que é 137,83 % sobre o repasse.

O município gasta aproximadamente R$ 1,83 por criança por dia letivo e como estímulo à agricultura familiar, do montante de repasse do FNDE o governo obriga o município a gastar 30 %, mas Juína já está alcançando quase 44%.

Os Produtos adquiridos da agricultura familiar são: O leite pasteurizado, queijo, bebida láctea, alface, cheiro verde, couve, mandioca, ovos, polpa de frutas e banana, o restante dos produtos é adquirido no comércio de alimentos da cidade, após a realização de pregão.

O CAE se reúne toda segunda terça feira do mês as 14 horas na secretaria de educação, onde é presidido por Euilson José Noatto.