Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Maio Amarelo departamento de trânsito faz palestras educativas nas escolas infantis

Data: Quinta-feira, 19/05/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O departamento de trânsito e a Secretaria de Saúde realizou palestras educativas aos futuros motoristas da nossa Cidade buscando informar e conscientizar nossas crianças sobre as regras que regem as normas do trânsito brasileiro.

 

A campanha nacional ‘maio amarelo” ajuda na prevenção de acidentes e diminuição de mortes no trânsito desde 2014. A taxa de indenizações pagas por morte no trânsito pelo seguro DPVAT no Brasil caiu 22% desde 2014 - o total de indenizações, incluindo também despesas médias e invalidez permanente, recuou 15%. As quedas coincidem com o mesmo período em que o Movimento Maio Amarelo - ação de conscientização no trânsito adotada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) - começou a ser implantado.

 

Criado para conscientizar motoristas e pedestres sobre a segurança no trânsito durante todo o mês de maio, o programa mostrou bons resultados nos números divulgados pela Seguradora Líder, que controla o seguro público contra acidentes de trânsito.

 

Em 2013, o último ano antes da implementação do Maio Amarelo, o número de indenizações pagas pela seguradora por mortes no trânsito em todo o Brasil foi de 54.767. Já no ano seguinte, o primeiro do movimento, a estatística caiu para 52.226.

 

A maior queda foi registrada entre 2014 e 2015. No ano passado, foram pagas 42.501 indenizações por morte no trânsito, uma diferença de 19% em relação ao ano interior e 22% em relação a 2013. 

 

Bom cenário

 
O ano passado também registrou uma queda no total de indenizações pagas pelo DPVAT. Foram 652.349 sinistros em 2015 contra 763.365 em 2014, uma queda de 15%.

 

Desde a implantação do Maio Amarelo, o ano de 2015 foi o melhor de acordo com os indicadores da Seguradora Líder, que levam em conta as indenizações por morte, invalidez permanente e despesas médicas por acidentes de trânsito. Foram 515.751 sinistros por invalidez permanente, 13% a menos do que em 2014, e 94.097 indenizações pagas por despesas médicas, 18% a menos do que no ano interior.

 

Sucesso no Norte


Ainda em 2015, todos os Estados do País conseguiram diminuir o número de indenizações por mortes no trânsito - o Acre apresentou a maior queda em relação ao ano anterior: foram 163 sinistros pagos, 40% a menos do que 2014. Já o que diminuiu menos foi a Paraíba, com 917 casos e uma queda de 0,8%.

 

A região Norte também foi a que mostrou maior evolução nos números de indenizações por invalidez permanente. O Estado de Rondônia apresentou uma queda de 28% entre 2014 e 2015, enquanto toda a região diminuiu a taxa em 24%. São Paulo foi o único Estado em que o indicador aumentou: foi um acréscimo de 2% no ano passado em relação ao período anterior.

 

Está tramitando na Assembleia Legislativa projeto de lei, de autoria do deputado Emanuel Pinheiro, que visa à instituição, em Mato Grosso, do “Maio Amarelo”, como mês a ser dedicado à realização de ações preventivas e de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.



A ideia é oficializar, no estado, uma campanha internacionalmente conhecida. Com o projeto, a campanha passa a ser programa com uma ação coordenada entre poder público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema acidentes de trânsito.

 

“Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito, o projeto visa mobilizar o envolvimento dos órgãos públicos, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar ações e propagar o conhecimento, abrangendo a amplitude do tema em diferentes esferas”, explicou Pinheiro.

 

Se o projeto for aprovado no parlamento e sancionado pelo governo, o programa será desenvolvido anualmente com a realização de esclarecimentos e outras ações educativas e preventivas visando à redução de acidentes.

 

As ações devem priorizar o estímulo à adesão de toda a sociedade no compromisso de cidadania e respeito ao trânsito; a promoção de discussões e debates, iniciativas, convocando todos a exercitar a cidadania em prol de um trânsito mais seguro e propagação da importância de uma conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito.

 

 E, ainda, incluir nos eventos, calendários, ações e atividades que forem realizados no decorrer do mês e do ano, informações, dicas, estímulos e mensagens educativas de trânsito, respeito e prudência, valorizando a conscientização de toda sociedade.

 

Em maio é comemorado o Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre. Em 2011 foi feito o lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) a todos os países membros para convergirem esforços durante os próximos 10 anos (2011-2020) ao tema multidisciplinar que é o trânsito e suas consequências, que engloba saúde, educação e transporte.

 

“A motivação para este projeto está respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão. Aguardamos a participação e envolvimento de entidades e empresas comprometidas com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social. Assim, levantamos essa bandeira e fazemos do mês de maio o início da mudança; e do amarelo, a cor da atenção pela vida", finalizou Emanuel Pinheiro.