Prefeitura de Juína lança Programa Família Acolhedora

Data: Segunda-feira, 25/01/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

A Prefeitura de Juína por meio da Secretaria de Assistência Social deu início ao Iº Processo de Seleção de Famílias e/ou pessoas que têm interesse em fazer parte de um cadastro no programa de guarda subsidiada de crianças e adolescentes, chamado Família Acolhedora. Trata-se de um Programa visa à adoção temporária por Famílias, de crianças e/ou adolescentes órfãos que precisam do ceio familiar para crescerem e se desenvolverem de maneira harmoniosa e humana.

Quem tiver interesse e desde que atenda aos critérios exigidos, farão entrevistas sociais e avaliações psicológicas, bem como, passarão pela apreciação da Comissão Especial, composta por membros da Secretaria Municipal de Assistência Social, Equipe Técnica do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Conselho Tutelar e Conselheiro Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Dentre os critérios exigidos para cadastro, é necessário:  Ter idade entre 21 e 55 anos, respeitando a diferença de no mínimo 16 anos entre o guardião e o acolhido, sem restrição quanto ao sexo e estado civil, sendo preferencialmente casais; Concordância e disponibilidade afetiva de todos os membros da família; Residir no município de Juína - MT no mínimo a 2 anos; Disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e afeto as crianças e adolescentes; Certidão negativa de antecedentes criminais, estadual e federal; Estar em boas condições de saúde física e mental; Parecer favorável da Equipe Tecnica; Possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes (lícitos e ilícitos).

O processo de inscrição é gratuito e acontecerá no período de 01/02/2016 a 31/03/2016 nas dependências do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda à sexta-feira. Para a inscrição, deverão ser apresentados pelos candidatos, os seguintes documentos autenticados ou cópia com o original: Carteira de Identidade e CPF (de todos os membros do grupo familiar); Certidão de Nascimento ou casamento; Comprovante de Residência atualizado e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais (on-line).

Após a inscrição, a equipe técnica se reunirá mensalmente conforme calendário a ser divulgado e farão a seleção. As famílias e/ou indivíduos aptos serão aderidas ao Programa e deverão, obrigatoriamente, participar de uma capacitação, a ser marcada após a aprovação. Para maiores informações, os interessados deverão entrar em contato com a Equipe da Secretaria de Assistência Social na Prefeitura de segunda a sexta feira das 07:00 às 13:00 horas, e/ou pelo telefone nº 66 3566 8309.