Câmara de Vereadores de Juína aprova contas de governo do município

Data: Segunda-feira, 21/12/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

A Câmara de vereadores aprovou em sessão plenária realizada no dia 09 de dezembro, as contas de governo do exercício de 2014 do município de Juína, sob a responsabilidade do prefeito Hermes Lourenço Bergamim. A decisão foi tomada em unanimidade.

A análise da Câmara foi realizada após emissão do parecer prévio favorável nº 26/2015 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

O Tribunal de Contas é o órgão responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. Todo o dinheiro recebido do contribuinte, em impostos, tem a sua aplicação rigorosamente conferida pelo Tribunal de Contas, de acordo com o que estabelece a Constituição.

Anualmente as prefeituras têm o dever de prestar contas. Estas são julgadas pelo legislativo com base no parecer prévio (contrário ou favorável) emitido pelo TCE, que verifica se a Lei Orçamentária Anual aprovada pela Câmara foi respeitada, bem como o cumprimento dos limites constitucionais na aplicação de recursos nas diferentes áreas.

O prefeito municipal que tem as contas aprovadas, anualmente, se destaca como bom gestor, que foi capaz de conduzir com absoluta seriedade os gastos públicos em todas as áreas, e foi capaz de montar no controle dessa movimentação equipe bem preparada.