Dia 01 de Dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids

Data: Terça-feira, 01/12/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura

A data foi criada como uma oportunidade da população em todo mundo se reunir para lutar e mostrar que está firme contra o HIV, aumentando o círculo de conscientização sobre a doença.

Os dados no Brasil são alarmantes, o úmero de novos casos registrados anualmente chegam a 38 mil novos infectados por ano. No município de Juína crescem cada vez mais os casos de pessoas infectadas pelo vírus e o Secretário Municipal de Saúde, Agostinho Bespalez Filho, pede aos interessados, que procurem o CTA/SAE no prédio do Banco de Sangue de Juína e façam um teste rápido de HIV, “perca 15 minutos do seu tempo para fazer o fazer o teste e talvez signifique  a garantia de uma vida inteira”.

Uma informação importante que precisa ser divulgada é que possuir a doença não significa que seja uma sentença de morte. Hoje em dia há uma grande oportunidade de praticamente levar uma vida normal ao realizar um tratamento adequado, mudar hábitos e tomar todos os cuidados necessários. Por isso a discriminação pode e deve ser diminuída.

A Prevenção deve estar em primeiro lugar, seguida da preocupação de se fazer o teste e ao descobrir a doença realizar um tratamento e cuidados para evitar a transmissão.