Mais atrasos em transferências de recursos da Saúde para os Municípios.

Data: Sexta-feira, 27/11/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa / CNM

O Ministério da Saúde e o Fundo Nacional de Saúde (FNS) afirmaram que serão alteradas para o final de 2015 as datas dos repasses do Fundo a Fundo. A falta de recursos seria a justificativa para o estabelecimento de um novo prazo.

A medida complica ainda mais a já difícil situação dos Municípios brasileiros. Os órgãos informaram que alguns blocos/ações não terão seus repasses feitos em dia no mês de novembro. Já para dezembro, está previsto o parcelamento de parte dos recursos que são enviados aos Municípios.

Motivo de preocupação anterior, vários gestores municipais relataram atrasos do Bloco de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) por parte da União (via repasses fundo a fundo do FNS). Agora, a situação se agrava ainda mais com a falta de repasses de alguns Estados para os Municípios.