REALIZADO ENCONTRO TÉCNICO DE VALIDAÇÃO DE CULTIVARES DE FEIJÃO

Data: Segunda-feira, 13/07/2015 00:00
Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

O governo do Estado do Mato Grosso, através da SEAF Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, junto com a EMPAER, Secretaria de Agricultura de Juina e a EMBRAPA Feijão e Arroz, realizou um encontro técnico sobre validação de cultivares de feijão comum na agricultura familiar.

O evento aconteceu no dia 24 de junho de 2015 no distrito de Terra Roxa distante 60 km da cidade de JUINA, onde foi instalado uma unidade demonstrativa do feijoeiro comum, com o apoio do produtor rural sr. José Olicio Pedro Filho. O objetivo da instalação dessa unidade, foi a validação de oito (8) cultivares de feijão comum, onde foi avaliado: a germinação, o ciclo, a susceptibilidade a pragas e doenças, a produtividade, assim como a aceitação do grão quanto ao tempo de cozimento e sabor.

Nesse mesmo dia foi realizado a demonstração dos resultados obtidos na propriedade  do sr. José Olicio, com a participação dos agricultores e representantes de entidades envolvidas no programa. O trabalho realizado foi comentado pelo técnico da EMPAER, sr. José Givaldo de Sá, informando que a pesquisa é desenvolvida pela EMBRAPA e a validação foi feita pelo orgão estadual em JUINA e nas demais regiões do estado, avaliando dessa forma qual cultivar se desenvolveu melhor nas condições de cada região.

O secretário Xell Silvério disse que esse trabalho fortalece os produtores e a agricultura familiar e é através de validação dessas cultivares que os produtores tem acesso a sementes de boa qualidade aumentando assim a sua produtividade.

O sr. José Olicio disse ainda que todos os problemas ocorridos desde o plantio até a colheita, assim como a variedade que mais produziu, serviu para adquirir mais conhecimento da cultura do feijão e avaliou como altamente positivo o trabalho desenvolvido pela EMPAER. A sra. Maria Aparecida dos Santos, aproveitou para relatar as experiências do cozimento e degustação de cada cultivar.