Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

PRODUTORES DE PEIXES DE TERRA ROXA RECEBEM CURSO DE PISCICULTURA E AQUICULTURA

Data: Segunda-feira, 09/03/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Durante 40 horas ou seja 5 dias intensos de aprendizado, os produtores de peixes do distrito de Terra Roxa receberam curso de piscicultura e aquicultura, onde puderam aprender como equilibrar a qualidade da água regulando seu PH, dureza da água, alcalinidade e transparência.

Os alunos tiveram ainda aulas sobre a Legislação Ambiental, nutrição do peixe, biometria além de aprenderem tudo sobre como distinguir e construir os tanques escavados e tanques de rede.

O curso foi promovido pelo SENAR e foi ministrado pelo Instrutor Raultor Caetano, contou com parceria do Sindicato Rural de Juína e o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Com perspectivas de melhorias e uma nova fonte de renda para os produtores rurais do Distrito de Terra Roxa, a iniciativa visa proporcionar um melhor conhecimento sobre Piscicultura, uma atividade de produção de alevinos ou peixes em locais conhecidos como VIVEIRO, AÇUDE, RESERVATÓRIO, ALAGADO ou TANQUE, caracterizado por uma área composta por uma lâmina d’água represada e que possui controle de entrada e saída da mesma.

Cerca de 10 produtores rurais participaram do curso que  vem sendo realizado em várias localidades no Estado de Mato Grosso. Segundo o Secretário de Agricultura de Juína Xell Silvério, o curso traz grandes benefícios para os produtores rurais “Começamos nosso trabalho na segunda feira dia 02 de Março, este foi um trabalho muito rico em conhecimento e proporcionou aos produtores rurais da região condições para trabalhar entendendo sobre o assunto”, disse

O curso prosseguiu até a sexta feira, 06 de Março. Os participantes tiveram ações práticas e trabalharam bem perto da realidade ou seja em tanques de rede, e tanques escavados, tiveram também aula de anatomia comparativa  que é  muito rica e construtiva, mostrando a forma do manejo, reconhecimento do sexo de peixes, suas estruturas fisiológicas e  o manejo de limpeza e muito mais, com  normas já atualizadas  pelo ISO-9001