"SEM CONTROLE SOCIAL, TODA POLÍTICA PÚBLICA É RASA E DESPROVIDA DE IDENTIDADE", AFIRMA SECRETÁRIO DE JUÍNA DURANTE PALESTRA EM CUIABÁ.

Data: Sexta-feira, 14/06/2019 00:31

Na contramão do Governo Federal que recentemente emitiu decreto extinguindo cerca de 650 conselhos federais de participação social, alegando que tal atitude garantiria economia para a máquina pública, o secretário-adjunto de Cultura de Juína, Adriano Souza, afirmou durante sua palestra no III Fórum Estadual de Bibliotecas, em Cuiabá, que sem o controle social toda política pública é rasa e desprovida de identidade.

“Não há sentido implantar políticas públicas sem a participação direta da população, neste caso ela é rasa e desprovida de identidade. Em Juína, somente o departamento de Cultura possui seis conselhos que permitem que o cidadão participe diretamente e decida sobre programas e projetos desde a sua fase embrionária. É por esta razão que somos considerados como case de sucesso em nossos projetos. É lamentável que alguns gestores encarem a participação social como inimiga, a tratando como desnecessária, quando ela é essencial”, destacou.

Adriano destacou ainda a importância do PDI - Programa de Desenvolvimento Institucional  Integrado do Tribunal de Contas, nos resultados que a Cultura em Juína tem alcançado.

“Nada aqui teria destaque se nós não tivéssemos aprendido que para tudo é necessário planejamento, monitoramento e controle dos resultados, e isso o TCE através do PDI tem nos feito aprender a cada dia, seja ressaltando sobre a importância da participação social, quanto na apresentação de evidências que comprovam o cumprimento das nossas metas”, disse Adriano.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.