JUÍNA REINAUGURA AMANHÃ UMA NOVA BIBLIOTECA ALINHADA À AGENDA 2030 DA ONU

Data: Domingo, 31/03/2019 14:20

A premiada biblioteca municipal de Juína, Profa. Maria Santana está de cara nova e será reaberta oficialmente amanhã, 01 de abril, às 08h00min para toda população. A grande novidade é que a biblioteca a partir de agora terá todas suas ações alinhadas à agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas e também seu atendimento ampliado para os finais de semana.

A Deputada Federal Professora Rosa Neide já confirmou presença na inauguração, onde ela também lançará o programa "Cidade Educadora" que será executado pela biblioteca. Além dela, outras autoridades, estudantes, gestores, professores e comunidade em geral são esperados para o evento.

Parte dos recursos utilizados para a reforma e aquisição de equipamentos  são oriundos de multas destinadas pelo Ministério Público no início do ano de 2018 por recomendação da então Promotora de Justiça em Juína, Dra Itâmara Guimarães. A biblioteca conta ainda com o patrocínio master do SICREDI e da Faculdade do Vale do Juruena - AJES, que possibilitam a realização de ações itinerantes.

Biblioteca premiada e reconhecida

A Biblioteca Pública Municipal de Juína, Profa. Maria Santana, conquistou em 2018 o segundo lugar em concurso nacional que premia as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU- Organização das Nações Unidas, e com a transformação social de suas comunidades. O prêmio veio do programa nacional de bibliotecas da ONG RECODE do Rio de Janeiro.

A Biblioteca se destacou por oportunizar uma maior presença da biblioteca no dia a dia da população. A programação que reaproximou a biblioteca da comunidade e conquistou o prêmio nacional envolveu a juventude da cidade desde o planejamento até a realização.

A identificação das demandas do município e o protagonismo jovem renderam atividades de estímulo à leitura, como rodas de conversa, sarau em praças públicas e ações itinerantes nos eventos oficiais do município, além da Criação do CONJUVE – Conselho Municipal de Juventude, que criou o Projeto: "Jovens Conectados com a Biblioteca".