Profissionais da Assistência Farmacêutica de Juína participam de capacitação do Sistema Nacional Hórus

Data: Quarta-feira, 21/11/2018 16:16
Fonte: Rosi Zimpel

Profissionais da Assistência Farmacêutica do município participaram recentemente de uma capacitação do sistema Hórus que tem como objetivo qualificar esses profissionais para as funcionalidades do sistema e sua correta utilização.

A utilização desse sistema nacional de gestão é preconizada pelo do Ministério da Saúde e na oportunidade participaram todos os profissionais responsáveis pelas farmácias básicas, CTA e Hospital Municipal.

O treinamento aconteceu no Cefapro nos dias 12, 13 e 15 de novembro e foi ministrado por uma equipe do Sistema Hórus de Cuiabá sob a tutoria do profissional André Milanelo que também palestrou sobre a importância do uso dessas tecnologias para agilizar e principalmente qualificar esses profissionais no controle dos estoques de medicamentos e insumos em toda a rede de saúde do município.

O HÓRUS é um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso on-line implementado pelo Ministério da Saúde do Brasil, que permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde.

O curso foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Escritório Regional de Saúde. A farmacêutica Vanessa Mufatto gestora Municipal de Juína, juntamente com a farmacêutica Natália Cardoso Nunes da Silva de Cuiabá estiveram presente com a missão de desenvolver estratégias e ações que visam melhorar a organização da assistência farmacêutica no âmbito estadual em consonância com a política nacional de medicamentos e assistência farmacêutica, assegurando o acesso da população aos medicamentos e insumos de saúde.

Vale ressaltar que após essa capacitação, todos profissionais das farmácias básicas estão habilitados pelo sistema Hórus.