ALUNOS DE FONTANILLAS INICIAM OFICINAS PARA DECORAÇÃO DA FESTA DO PEIXE

Data: Terça-feira, 04/09/2018 12:23

A equipe da Biblioteca Municipal Profa. Maria Santana já está em Fontanillas, Distrito de Juína, onde realiza oficinas de decoração com os alunos da escola municipal Vinícius de Moraes. Juntos, eles estão produzindo materiais decorativos  para enfeitar a II Festa do Peixe que começa na próxima sexta-feira, 07 de setembro, na praça central do distrito.

De acordo com Patrícia Itaibele, coordenadora do programa municipal de Fomento à Leitura, as oficinas incluem os alunos e a comunidade na construção do evento.

“Nosso desejo é que a comunidade protagonize este evento do começo ao fim, e isso inclui a participação direta das crianças”, disse Patrícia.

A oficina realizada foi de Filtros de Sonhos. O evento terá atrações musicais ao vivo, Dj, decoração temática, espaço literário infantil e diversas barracas que comercializarão peixes e bebidas em geral.

Filtro de Sonhos

O Filtro de Sonhos é um objeto indígena e, como a maior parte dos amuletos, simboliza a proteção. A sua origem remete ao povo indígena da América do Norte, os Ojibwa ou Chippewa, para o qual a tarefa mais importante na vida de um homem era aprender a decifrar sonhos - reflexos do nosso inconsciente. Trata-se de um círculo por vários fios entrelaçados em seu interior, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no meio. Penduradas a ele, há algumas penas, que também estão ali por motivos especiais.

Texto: Equipe Cultura